Relembre vitória do Paysandu sobre o Flamengo de Romário

Torcida do Paysandu quebrou o recorde de público daquela edição da Série A.

Maior Campeão da Amazônia, o Paysandu possui em sua história diversos feitos históricos: entre eles, uma vitória sobre o Flamengo, que tinha em seu elenco Romário, campeão mundial em 1994. Durante a Série A de 1995, o Papão venceu o time carioca pelo placar de 2 a 0, com gols de Daniel e Nuno Robalo, quebrando o recorde de público daquela edição do torneio, com mais de 45 mil torcedores no estádio.

Siga o Paysandu na Rede no InstagramFacebook e X!

Como foi o jogo?

Paysandu e Flamengo faziam parte do Grupo A na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de 1995. A partida foi jogada em Belém, no dia 6 de setembro. Segundo informações de uma notícia publicada pela Folha de S. Paulo na época, mais de 45 mil torcedores estiveram presentes no estádio do Mangueirão, com cerca de 5 mil torcedores (com ingresso na mão) do lado de fora, impossibilitados de entrar.

Batendo o recorde de público e arrecadação daquela edição, o Papão chegou com moral em campo, apoiado pela torcida. A equipe enfrentava um Flamengo que possuia em seu ataque o “baixinho” Romário, campeão da Copa do Mundo em 1994. Além dele, Edmundo, Sávio, Djair e outros craques faziam parte do elenco rubro-negro que veio à Belém.

Aos oito minutos do primeiro tempo, o zagueiro Cláudio, do Flamengo, foi expulso, desfalcando o time carioca. Apesar da desvantagem, o Flamengo conseguiu segurar o placar durante a etapa inicial, que terminou empatada. No retorno, o Papão voltou melhor, abrindo o placar com o moçambicano Nuno Robalo, aos 13 minutos do segundo tempo. Daniel ampliou o placar aos 20 minutos com um chute de fora da área, levando a torcida ao delírio. Veja os lances:

Nuno Robalo fez história no Paysandu

Nascido em Moçambique, Nuno veio para o estado do Pará ainda jovem. Entre 1995 e 2000, vestiu a camisa do Paysandu, onde fez história sendo o único jogador de seu país a ter participado de uma edição da Série A do Campeonato Brasileiro.

Nuno ainda marcou outros gols emblemáticos pelo Papão, contra o Corinthians de Marcelinho Carioca e contra o Guarani, de Djalminha. Após se aposentar, o jogador abriu uma escolinha de futebol em Mosqueiro, distrito que faz parte da Região Metropolitana de Belém, onde faleceu em 2019.

Assine nossa newsletter ou entre em nosso canal no WhatsApp para saber tudo sobre o Papão!

Compartilhe a publicação em suas redes sociais ou copie e cole onde quiser!
Gabriel Mansur
Gabriel Mansur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *