Paysandu x Remo: quem tem mais títulos?

Paysandu e Remo travam uma das rivalidades mais antigas do futebol mundial.

Paysandu e Remo travam uma das rivalidades mais antigas do futebol e muitas discussões entre seus torcedores procuram definir qual o clube mais tradicional do Pará. Um dos fatores que mais surge durante as discussões é o número de títulos conquistados pelas equipes – afinal, são os títulos que mais importam para um time, marcando a história de sucesso das equipes que brigam todos os anos por resultados ainda melhores.

A grande rivalidade se destaca no Campeonato Paraense, onde as equipes já se enfrentaram diversas vezes em finais e onde brigaram pela liderança de títulos do torneio estadual durante os últimos cem anos. Entretanto, com três troféus nacionais, recordes estaduais e regionais, o Papão se destaca no Pará e no Norte, sendo a equipe mais vitoriosa da região. O Remo, por outro lado, possui apenas uma Série C – no âmbito nacional – em toda sua história.

Se você tem curiosidade para conhecer um pouco mais sobre a história desta rivalidade, continue lendo esse artigo que o Paysandu na Rede preparou para você.

Siga o Paysandu na Rede no Instagram e Facebook.

Comparativo de títulos entre Paysandu e Remo

Com mais de 100 anos de rivalidade, Paysandu e Remo travam o clássico mais jogado do futebol mundial, com mais de 700 jogos. Apesar de ser um pouco mais novo, o Papão se tornou o maior campeão paraense pela primeira vez ainda em 1947, quando ultrapassou o Remo – nove anos mais antigo – em número de títulos.

Nacionalmente, o Papão teve ainda mais sucesso que o adversário: além de duas conquistas da Série B, o time bicolor já levantou a taça da Copa dos Campeões, enquanto seu rival tem apenas um título nacional. Por fim, o Papão também se destaca no cenário regional, sendo o recordista de títulos da Copa Verde, enquanto seu adversário ganhou o torneio apenas uma vez.

Com mais de 100 edições, o Parazão foi o torneio onde Remo e Paysandu ganharam mais troféus, mas é no âmbito de glórias regionais e nacionais que o Papão abre maior vantagem sobre seu rival azulino. além de duas conquistas da Série B, o time bicolor já levantou a taça da Copa dos Campeões, enquanto seu rival tem apenas um título nacional. Por fim, o Papão também se destaca no cenário regional, sendo o recordista de títulos da Copa Verde, enquanto seu adversário ganhou o torneio apenas uma vez. São 59 troféus contra 50 do Remo, demonstrando superioridade do time alviceleste como representante do Pará em torneios com adversários de outras regiões.

Veja uma lista comparativa com os títulos oficiais de ambos os times:

PaysanduRemo
Nacional1x Copa dos Campeões (2002) e 2x Série B (1991 e 2001)1x Série C (2005)
Regional5x Copa Verde (2016, 2018, 2022, 2024 e 2025) e 1x Copa Norte (2002)1x Copa Verde (2021)
Estadual50x Parazão (último em 2024)48x Parazão (último em 2025)

Quantos títulos o Paysandu ganhou contra o Remo?

Paysandu e Remo só se enfrentaram em finais do Campeonato Paraense. Seis anos após sua fundação, o Papão conquistava seu primeiro título em partida contra o rival, com vitória por 1 a 0 na grande final. Desde então, o time alviceleste conquistou outros 17 títulos com vitórias sobre o Remo, sendo o último em 2024, quando conquistou seu 50º Parazão com vitória por 3 a 1 no placar agregado.

Em 2001, o Paysandu conseguiu sua melhor vitória em uma final contra o time azulino. Com gols de Albertinho (2), Gino e André Duarte, o Papão derrotou o Remo por 4 a 0 dentro do próprio Baenão, estádio do maior rival.

Paysandu se tornou o maior campeão do Parazão pela primeira vez em 1947

Paysandu e Remo trocaram a liderança de títulos do Parazão algumas vezes durante os mais de 100 anos de rivalidade. A primeira ocorreu em 1947, quando o Paysandu chegou ao seu 16º título, ultrapassando o rival. Depois, em 1962, nova retomada do Paysandu, que chegava ao 21º troféu naquela ocasião. Em 1997 é superado pelo rival novamente, mas recupera a liderança poucos anos depois, em 2001, quando ao seu 39º título. Desde então, o time bicolor nunca mais perdeu a liderança.

Último RExPA em finais de campeonato

O último RExPA em uma final de campeonato ocorreu em 2025, quando Paysandu e Remo se enfrentam na decisão do Campeonato Paraense. O Papão levou a pior no confronto, que foi decidido nos pênaltis. O primeiro jogo foi de vitória para o Remo, por 3 a 2. O time alviceleste ainda se recuperou no jogo dois, com vitória por 1 a 0. Com cinco acertos para cada lado, foi o erro de Dudu Vieira nos alternados que custou o título para o Paysandu, que perdeu por 6 a 5 nos pênaltis.

Entre em nosso canal no WhatsApp para saber tudo sobre o Papão!

Compartilhe a publicação em suas redes sociais ou copie e cole onde quiser!
Gabriel Mansur
Gabriel Mansur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *