Paysandu e Remo protagonizam o clássico mais jogado do mundo

Paysandu e Remo já se enfrentaram em mais de 700 partidas.

Paysandu e Remo possuem uma das rivalidades mais antigas do futebol mundial e protagonizam um dos clássicos mais jogados do mundo. São mais de 100 anos de história, com 775 partidas realizadas até o final de 2024. Em 1945, o Paysandu aplicou a maior goleada do confronto ao vencer o Remo pelo placar de 7 a 0, com dois gols de Hélio Costa. O jogador, inclusive, tornou-se o maior artilheiro da história do clássico, tendo vestido somente a camisa do Paysandu durante toda sua carreira.

Siga o Paysandu na Rede no InstagramFacebook e X!

Clássico entre Paysandu e Remo acontece desde 1914

O clássico paraense possui uma vasta história, sendo um dos mais antigos no mundo do futebol. Com a primeira partida realizada em 1914, Paysandu e Remo já se enfrentaram 775 vezes, muito a frente de outros confrontos importantes do futebol brasileiro e internacional. O confronto entre Paysandu e Remo também é conhecido como “Clássico Rei da Amazônia” ou apenas RExPA.

O futebol das regiões Norte e Nordeste se destacam quando o assunto é história. Além da rivalidade paraense, Ceará e Fortaleza seguem logo na sequência, com mais de 600 partidas realizadas. O “Clássico das Multidões” entre Sport e Santa Cruz também aparece na lista, com quase 570 jogos. Veja os cinco maiores do mundo:

  • Paysandu x Remo: 775 jogos;
  • Ceará x Fortaleza: 602 jogos;
  • Sport x Santa Cruz: 569 jogos;
  • Náutico x Sport: 568 jogos;
  • Nacional x Peñarol (Uruguai): 564 jogos.

Paysandu aplicou a maior goleada do confronto

Em 22 de julho de 1945, o Paysandu marcou a história do clássico para sempre. Em partida realizada no próprio Baenão, o Papão aplicou a maior goleada do RExPA, vencendo o rival pelo placar de 7 a 0. Os gols foram marcados por Soiá (3), Hélio Costa (2), Farias e Nascimento. Hélio, posteriormente, se tornou o maior goleador da história do confronto, com 47 gols marcados.

Foi também na década de 1940 que o Paysandu manteve a maior sequência de vitórias da história do clássico, ao vencer nove vezes consecutivas o Remo. Entre 28 de março de 1943 e 14 de maio de 1944, somente o Papão venceu o Clássico Rei da Amazônia. Em ambos os anos o clube bicolor foi também o campeão do Parazão, demonstrando sua dominância naqueles anos.

Assine nossa newsletter ou entre em nosso canal no WhatsApp para saber tudo sobre o Papão!

Compartilhe a publicação em suas redes sociais ou copie e cole onde quiser!
Gabriel Mansur
Gabriel Mansur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *