Com a vitória sobre o Brusque na última segunda-feira (11), o Paysandu garantiu sua permanência na Série B de 2025. Duas vezes campeão da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, o Papão está entre as sete equipes que mais venceram a competição, assim como Botafogo, Palmeiras e Goiás.
O Paysandu já acumula mais de 20 participações na Série B do Brasileirão. Seus títulos vieram em 1991 e 2001, com atuações que ainda estão na memória dos torcedores mais antigos. Em ambas as conquistas, a Série B possuia um formato diferente. Confira como foi a trajetória do Papão em ambas as edições:
O título de 1991
Em 1991, o Paysandu conquistou o título da Série B ao vencer o Guarani-SP pelo placar agregado de 2 a 1. Na época, a fase inicial da competição contou com 64 equipes, divididas em oito grupos. À frente dos rivais Remo e Tuna, o Paysandu terminou a fase de grupos na segunda colocação, com 21 pontos, e garantiu uma vaga na fase seguinte.
Siga o Paysandu na Rede no Instagram, Facebook e TikTok.
Nas partidas eliminatórias, o Papão teve como primeiro adversário o Ceará, de quem venceu pelo placar agregado de 2 a 1. Na sequência encarou o ABC, com vitória por 3 a 2. A classificação para a final veio em vitória nos pênaltis contra o Americano-RJ, após as equipes empatarem por 1 a 1 no placar agregado.
O Papão da Curuzu conquistou seu primeiro título da Série B jogando em casa contra o time paulista. A vitória por 2 a 0 veio com gols de Cacaio e Dadinho. Mais de 34 mil pessoas acompanharam a conquista do campeonato no estádio.
Paysandu garantiu Série B de 2001 com goleada
Dez anos depois, a Série B passou por algumas mudanças. Nesta temporada, 28 equipes participaram da competição, divididas em dois grupos definidos conforme as suas regiões. O Papão terminou na 1ª colocação do grupo, com 47 pontos, acompanhado na sequência por Ceará, Náutico e CRB na sequência.
Nas quartas-de-final, o Paysandu empatou duas vezes com o União São João, de São Paulo. As duas partidas terminaram em 0 a 0, mas a vaga na fase final foi para o Papão, devido a sua campanha na primeira etapa da competição.
Na fase final, o Paysandu encarou Avaí, Caxias e Figueirense – três equipes classificadas pelo Grupo B. Com duas vitórias, três empates e uma derrota, o Papão da Curuzu empatou em número de pontos com o Figueirense. O título só foi confirmado na última rodada, após o Paysandu golear o Avaí, jogando na Curuzu, pelo placar de 4 a 0.
Maiores campeões da Série B
Além do Paysandu, com dois títulos, outras seis equipes também estão no topo da lista de maiores campeões da Série B. São elas:
- Goiás (1999 e 2012);
- Coritiba (2007 e 2010);
- América Mineiro (1997 e 2017);
- Botafogo (2015 e 2021);
- Palmeiras (2003 e 2013);
- Red Bull Bragantino (1989 e 2019).
Assine nossa newsletter ou entre em nosso canal no WhatsApp para saber tudo sobre o Papão!