O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, confirmou a garantia de uma vaga para a terceira fase da Copa do Brasil 2026 aos times que forem campeões da Copa Verde e Copa do Nordeste neste ano. A declaração ocorreu na última terça (14) e encerra o debate que começou após a divulgação do regulamento de ambas as competições, onde não constava a confirmação da vaga.
Em dezembro, o presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF) já havia assegurado a premiação para as equipes campeãs, e explicou a ausência no regulamento dos torneios.
Siga o Paysandu na Rede no Instagram, Facebook e X!
Ednaldo Rodrigues diz que “é mentira” ausência de vagas para Copa do Brasil
Durante a realização do sorteio da Copa do Nordeste, na última terça, o presidente da CBF deixou claro que a vaga para a terceira fase da Copa do Brasil segue como premiação de ambas as competições.
“Disseram que não ia ter vaga da Copa do Nordeste para a terceira fase da Copa do Brasil. Isso é mentira. E continuará, sim, tendo a vaga para a Copa do Brasil, assim também como a Copa Verde, que é outra competição que a CBF aposta muito e, com certeza, em breve estará tão pujante quanto a Copa do Nordeste”, declarou Ednaldo.
Logo após a publicação dos regulamentos de ambas as competições, portais de notícias divulgaram que a vaga para a terceira fase da Copa do Brasil, um dos principais atrativos da Copa Verde, não constava no documento oficial. Com a divulgação desta informação, muitos torcedores passaram a questionar a importância da competição para os clubes. Atlético-GO e Cuiabá até mesmo desistiram de suas participações no campeonato.
Presidente da FPF já havia garantido permanência da vaga
Ainda em dezembro, o presidente da FPF, Ricardo Gluck Paul, já havia garantido a permanência da vaga para a próxima temporada. O executivo explicou que a retirada de alguns termos de ambos os regulamentos visa dar maior flexibilidade as competições no futuro, tornando-as mais atrativas para as equipes.
“Aquilo foi um movimento técnico […] Posso garantir que virá uma Copa Verde mais forte, talvez com uma cara mais amazônica […] e certamente mais fortalecida financeiramente porque é o objetivo principal deste trabalho“, declarou Ricardo Gluck Paul, na época.
Assine nossa newsletter ou entre em nosso canal no WhatsApp para saber tudo sobre o Papão!